sábado, 15 de outubro de 2011

Aniversario de Parintins - A Ilha Encantada


Parintins é um município brasileiro do estado do Amazonas. Com uma população de 102 066 habitantes, se configura como a segunda maior cidade do estado, sendo também o 274º maior município do Brasil e 139º maior município do interior brasileiro.
Sua área é de 5 952 km², representando 0,3789% do estado do Amazonas, 0,1545% da região Norte brasileira e 0,0701% do território brasileiro. Desse total 12 4235 km² estão em perímetro urbano.
Trata-se de um dos pontos turísticos mais importantes da Amazônia. Trata-se de um dos principais patrimônios culturais da América Latina devido ao Festival Folclórico de Parintins. Todos os anos, ocorre o tradicional festival folclórico de Parintins com a apresentação dos bois Caprichoso e Garantido.
Sua padroeira é Nossa Senhora do Carmo. O festival é uma manifestação folclórica conhecida no norte do país como Boi Bumbá. Está localizada à margem direita do rio Amazonas, na ilha Tupinambarana. A vegetação, típica da região amazônica, é formada por florestas de várzea e de terra firme, tendo, ao seu redor, um relevo composto por lagos, ilhotes e uma pequena serra.
Em um raio de pouco mais de duzentos quilômetros do município, encontram-se algumas das principais cidades do interior do Amazonas e do Pará – Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Manicoré, Presidente Figueiredo, Santarém, Itaituba, Oriximiná, Óbidos, Altamira, entre outras – sendo o acesso a essas cidades principalmente via transporte fluvial, muito comum na região amazônica.

*********************************************************************************
Só para lembrar: um grupo de meninos fundou uma brincadeira, parecida com o bumba-meu-boi do Maranhão, no início do século passado, logo mesclada ao jeito diferente como os ilhéus veem o mundo.
Um mergulho mais fundo nas tradições africanas, uma pitada do sentimento indígena que permeia a Amazônia e eis que essa brincadeira de criança se tornou o Festival Folclórico de Parintins, inserido no Calendário Turístico Nacional, adotado pela Embratur, e transmitido integralmente em cadeia nacional de TV, pela Band.
Da pequena ilha, no meio do nada, saem os artistas que realçam o brilho das grandes festas populares do Brasil inteiro, do Carnaval Carioca à gaúcha Festa da Uva. Relato, para quem pensa que a Ilha Tupinambarana se resume às exibições de Garantido e Caprichoso, parte do calendário de eventos da cidade. Em janeiro, as pastorinhas; em fevereiro/ março, o CarnaIlha; de maio a junho, os ensaios dos bumbás e o Festival Folclórico; em julho, a Festa de Nossa Senhora do Carmo; de agosto a setembro, o Festival de Verão, nas paradisíacas praias do rio Uaicurapá; em dezembro, Natal e Ano Novo como reencontro de quem estuda ou trabalha fora da cidade. Tudo isso permeado por pescarias que vão além dos conhecidos tambaqui, matrinchã e pirarucu, passando pelos quase desconhecidos, embora igualmente saborosos, mapará, bodó, tamuatá, aracu, curimatã e aruanã.
Esse povo bravo e criativo constrói uma cidade admirável, cheia do mais legítimo sentimento nativista e pronta para futuro cada vez mais altivo.
Pelos números, na última eleição, perdi em Parintins. Pelo volume do que investiram, o resultado deveria ser bem pior, não fosse a bravura e carinho da gente parintinense.
Parabéns, jovem Ilha Tupinambarana. Que os próximos 159 anos sejam tão bem aproveitados quanto os 159 comemorados dia 15 de outubro.

PARINTINS
TE
AMO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário