sábado, 3 de dezembro de 2011

PREPAREM - SE AS NOVAS ESTÃO NA AREA


SELEÇÃO DE TOADAS DO GARANTIDO CHEGA À RETA FINAL




       Parintins (AM) - Na próxima terça-feira, dia 06 de dezembro, o presidente Telo Pinto anunciará as 20 toadas oficiais que farão parte do CD/DVD oficial do boi da Baixa de São José e também o tema do bumbá para a temporada 2012.

       O processo de seleção das toadas 2012 do boi Garantido entra na reta final. O próximo passo será o afunilamento dos critérios de análise no que se refere a qualidade das letras, ritmo e melodia de acordo com as tradições do boi da Baixa.

       Neste dia 1º de dezembro, no auditório Vavazinho Teixeira da Cidade Garantido, a penúltima etapa foi encerrada. Na segunda-feira (05/12), a avaliação final definirá o CD/DVD do boi Garantido 2012. Na terça-feira (06/12) o presidente Telo Pinto anunciará as 20 toadas oficiais e o tema da agremiação para a temporada 20112.

       Entre as mais de 280 obras inscritas este ano a comissão de seleção deverá definir as 20 que irão compor o repertório do CD/DVD para o Festival Folclórico 2012, além de serem incluídas no projeto artístico de arena do Garantido na busca do bicampeonato.

       As toadas inéditas estão divididas nas categorias genéricas, rituais indígenas, lendas amazônicas, figuras típicas regional, desafios, tribal e boi evolução. Desde o dia 14 de novembro um grupo composto por membros da diretoria, conselho fiscal, conselho de ética, assessoria de imprensa, convidados, batucada, tribos, galera, artistas e vaqueirada atuou no julgamento.

       "Sabemos da responsabilidade desse grupo, até porque representa a nação vermelha e branca nesse momento que é um dos mais importantes. É possível até mesmo vislumbrar o que estará na arena. Temos a consciência disso e por isso os critérios devem ser estabelecidos", destacou Telo Pinto, presidente do Garantido.

       De acordo com o dirigente vermelho, a previsão da diretoria é que até meados da próxima semana, a escolha das 20 obras esteja encerrada sendo agendada a divulgação.

       Na avaliação do coordenador da Comissão de Artes Fred Góes, o trabalho ganhou uma nova dinâmica quando o presidente Telo Pinto abriu o leque para a participação de membros da comunidade. "Isso proporcionou uma participação popular e reflete a opinião da comunidade, fazendo prevelecer as toadas mais populares", disse Fred.

       Para o batuqueiro Rec Monteverde, que participou pela primeira vez da escolha de toadas, é uma tarefa difícil, porém gratificante por saber que está contribuindo com o projeto do Garantido para o Festival 2012. "Agradeço a todos que estiveram fazendo o julgamento das toadas. E posso assegurar à nação Vermelha e Branca o CD/DVD deste ano é um dos melhores".




















Fonte: Texto e foto de Marcondes Maciel (Assessoria de Imprensa do Garantido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário