sexta-feira, 11 de maio de 2012

A Volta!


GARANTIDO VOLTA A BRINCAR DE BOI-BUMBÁ NO CURRAL DA BAIXA DE SÃO JOSÉ


O Boi-bumbá Garantido voltou a  fazer seus ensaios no curral da Baixa de São José a partir desta quinta-feira,10, relembrando os velhos tempos da brincadeira de boi-bumbá, quando o mestre Lindolfo Monteverde reunia a comunidade vermelha e branca para mostrar a verdadeira tradição e cultura do povo parintinense. Os ensaios a partir de agora serão realizados de terça-feira a domingo no local que é berço do boi-bumbá Garantido. Por conta a enchente os ensaios técnicos tiveram que ser transferidos até a realização do Festival Folclórico 2012.
Ao embalo da batucada nota dez, a galera encarnada vibrou e bailou no “dois pra lá e dois pra cá” como antigamente. O evento folclórico tradicional reuniu desde o brincante mais antigo até a nova geração de torcedores apaixonados. A estudante Lene de Góes disse que é uma emoção brincar no boi Garantido, seja no curral Lindolfo Monteverde ou em outro lugar, mas o sentimento maior e quando o ensaio é o curral tradicional da Baixa. “Aqui é diferente, a agente sente o calor da tradição que emana na alma do povo Garantido”, ressaltou a torcedora. 
A velha guarda tradicional do boi ‘brinquedo de São João’ relembrou os áureos tempos do folguedo que hoje ganhou o mundo e se tornou um espetáculo folclórico. A veterana Raimunda Almeida da Silva, 68, integrante da ala das palminhas, afirma que brinca no boi Garantido desde criança. Ela relembra com saudade a época do mestre Lindolfo Monteverde. “Naquele tempo que o boi brincava na Baixa a gente fazia questão de participar e ninguém esmorecia quando a batucada começava tocar”, relata dona Rai como gosta de ser chamada.
No compasso dos surdão, da caixinha e do xeque-xeque o público presente não parou um só momento. A participação popular mostra a força e garra dos guerreiros da Baixa de São José, reafirmando o espírito da tradição repassada de geração a geração, como afirma o coordenado da Comissão de Artes Fred Góes. “O Garantido tem essa identidade com a tradição. Ao contrário do que muitos achavam que o boi ia descambar para outros caminhos, nada disso aconteceu, pois a cada ano que passa o Garantido revive tudo aquilo que aconteceu lá atrás com o mestre Lindolfo Monteverde e isso faz parte de um processo de fortalecimento adquirido dos antepassados no brincar de boi”, disse Góes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário